segunda-feira, 21 de abril de 2008

Valorização do trabalho

Bom dia!!!! Tenho andado ausente mas hoje retorno cheia de gás kkkkk
Acabei ler num blog de uma amiga um assunto que me inspirou. Ela é a Lucinha e foi aqui:
www.viajandoentrefios.blogspot.com
É sobre a valorização dos trabalhos feitos em tricot ou croché.
Eu quando comecei nestas lides não posso queixar-me de o ter feito com o pé esquerdo. Como era ínicio de inverno e época de Natal tive logo várias encomendas. E sem qualquer tipo de comentários daqueles que nos deixam com os cabelos em pé.
Só que na primavera seguinte arrumei uma cliente que me pediu para fazer uns cachecóis e mais uma flores para colocar em calças de ganga. Ela deu o fio ( uma linha pra lá de fininha ) e eu cobrava X por cada peça. Na primeira encomenda tudo bem. Entreguei e ela pagou. Na segunda já me falou que eu tava levando caro e se podia deixar o trabalho e depois vir receber. É que as lojas dos chineses vendiam cachecóis muito baratos etc.
Aí passei-me dos "carretos". Disse-lhe que nem eu era chinesa nem comia uma tijela de arroz por dia e que portanto aquele era o meu preço e era pegar ou largar. Nunca mais lá botei os meu pézinhos.
Posteriormente também estava entregando um cachecol a uma amiga e eis quando uma Sra. que nunca tinha visto , se meteu na conversa , elogiou o trabalho e perguntou se lhe fazia uns para ela oferecer. Tudo bem eu faço respondi. E disse-lhe o preço. Achou caro. Paciência falei eu... não trabalho de borla e são peças únicas, portanto se quiser tudo bem se não quiser não tem nada que eu possa fazer.
Resumindo : eu valorizo meu trabalho.
Me custa muito passar horas fazendo uma peça com todo o cuidado para depois vir alguém que nem sabe fazer nada ( nem imagina o trabalho que dá ) e desfazer no que eu fiz.
Por isso comigo é assim: quem quer quer quem não quer vai andando.
Coisas mesmo à Jú :)

4 comentários:

Odyla disse...

Muito bem amiga.Concordo plenamente com vc. É assim que se faz.Quem acha caro que faça seu próprio trabalho!!!!!!Beijos,saudades.

Lucinha disse...

É isso aí, Ju!!
Depois de escrever no blog e receber vários comentários, mudarei de atitude...Quem achar caro, que faço o seu..mas não vou mais me acanhar!!!
bjs e ótima semana
Lucinha

Maria de Jesus disse...

Oi Odyla!!
Tem de ser assim não é?? É caro?? Exprimente fazer pra saber o que custa.
Também tenho saudades suas. Este fim de semana estava usando os fios que me deste e as amigas acharam eles muito giros .
beijossssssssssssssssssssss

Maria de Jesus disse...

olá Lucinha!!
Isso mesmo. Muda de atitude . Não tens porque ficar acanhanda guria.
Beijoss